Programação
[ Palestra ] Uma rápida introdução aos bancos de dados NoSQLs através do MongoDB
Filipe Fernades
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria (2012) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é professor Assistente-A e pesquisador da Universidade Federal do Ceará , atuando principalmente nos seguintes temas: Cloud Computing, Edge Computing e Internet of Things. Entusiasta de Bancos de Dados Não-Relacionais, Big Data e Mineração de Dados.
Embora amplamente aplicado no mercado, os banco de dados SQLs apresentam algumas limitações importantes que dificultam o desenvolvimento e o desempenho das aplicações que os utilizam. Dessa maneira, surgiram os bancos de dados NoSQLs: bancos de alto desempenho, escalável e de fácil desenvolvimento que substituem as tabelas e schemas características dos bancos SQLs por documentos, coleções e JSONs para armazenar e manipular os dados. Um dos principais bancos de dados que segue o modelo NoSQL é o MongoDB. O MongoDB é o banco de dados adotado pelo Facebook, Forbes e The Guardian para persistir e interagir de forma rápida com uma imensa quantidade de informações (dados pessoais dos usuários, posts, artigos...). Esta palestra visa realizar uma introdução rápida aos bancos no SQL através do MongoDB, suas vantagens e desvantagens, bem como apresentar uma aplicabilidade simples desse banco dentro do contexto do ambiente universitário do campus da UFC de Crateús.
Quarta-feira, 22/11 14:00 às 15:00 Campus UFC Crateús.[ Workshop ] Produtividade no desenvolvimento de microserviços com Spring Boot
Wellington Costa Pereira
Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2015). Atualmente é estudande do curso da Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software da Universidade Estadual do Ceará, onde tem pesquisado sobre metaprogramação e programação reflexiva. E trabalha como Desenvolvedor de Software Pleno na IVIA, alocado nos projetos AgroAmigo e CrediAmigo do Banco do Nordeste do Brasil.
Spring Boot é uma ferramenta que possibilita a criação de aplicações Web de forma eficiente e eficaz de forma produtiva, sem ter a necessidade de configurar um servidor de aplicação para colocar no ar. Com isso, o desenvolvimento e implantação dessas aplicaçõe se torna muito mais produtivo. Além disso, o Spring Boot impulsiona o desenvolvimento de aplicações na arquitetura de microserviços. E o Springo Boot também ajuda na configuração da aplicação de forma automática.
Neste workshop iremos explorar os conceitos básicos de microserviços e REST, e então criaremos uma aplicação simples de CRUD com Spring Boot e Hibernate para persistência em banco de dados.
Tópicos Extra:
- Spark
- Java 9
[ Palestra ] Crimes cibernéticos: o quê, como e quanto custa...
Luiz Gonzaga Mota Barbosa
Mestre em Ciência da Computação com ênfase em Segurança de Redes pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2017. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na Divisão de Segurança da Informação (DSEG). Atua na área de Segurança da Informação desde 2008 quando entrou para o grupo de pesquisa Insert (Information Security Research Team). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de malwares, detecção de botnets, pentest ( teste de intrusão), gestão de riscos e tratamento de incidentes.
No ano de 2017 aumentou o número de notícias sobre crimes cibernéticos, específicamente ataques envolvendo rasomwares. O objetivo dessa palestra é discutir os aspectos gerais sobre crimes cibernéticos, destacando seus principais tipos, envolvidos e os custos de tais eventos.
Quarta-feira, 22/11 13:00 às 14:00 Campus UFC Crateús.[ Palestra ] O Papel da Visualização na Era dos Dados
Emanuele Marques dos Santos
Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Computação (Ph.D in Computing) pela University of Utah (2010). Atualmente é professora adjunto III do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação desde 2015. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visualização, atuando principalmente em Visualização de Dados.
A computação, de modo geral, tem sido um grande acelerador para ciência, levando a uma explosão de informação nas mais diversas áreas. De acordo com algumas estimativas, em algum momento de 2006, a humanidade produziu somente naquele ano mais dados do que em todos os 40.000 anos precedentes. Entender e utilizar efetivamente os dados científicos atualmente produzidos constitui um dos grandes desafios de pesquisa do século XXI. Visualização é uma tecnologia chave nessa empreitada, pois ajuda as pessoas a explorarem e explicarem dados através de uma representação visual estática ou dinâmica. Uma suposição básica de visualização é que informação visual pode ser processada muito mais rapidamente do que números e texto (como diz o velho clichê: "Uma imagem vale mais que 1000 palavras"). Nesta palestra, você saberá o que é visualização de dados, alguns princípios e técnicas que já podem ser aplicados diretamente em apresentações e documentos que envolvam análise de dados e algumas armadilhas a serem evitadas ao visualizar dados. Serão apresentados exemplos que mostram o poder da visualização de dados em ação.
Quinta-feira, 23/11 14:00 às 15:00 Campus UFC Crateús.[ Palestra ] O que é e como funciona uma Empresa Júnior
Equipe CEOS
Empresa Júnior da Computação da UFC Fortaleza.
O mundo do empreendedorismo é algo que ainda não é explorado na grandeza que deveria, principalmente dentro das universidades. A CEOS, a segunda Empresa Júnior do Brasil com mais tempo de atuação no mercado de tecnologia da informação, vem ao 4º Fórum de Inovação e de Tecnologia percorrer todos os prazerosos caminhos que uma Empresa Junior(EJ), desde o espírito empreendedor necessário em cada membro até a arquitetura de uma EJ, já analisando esse membro sob a ótica de uma EJ consolidada no mercado.
Quarta-feira, 22/11 09:00 às 10:00 Auditório IFCE.[ Mesa Redonda ] Desafios e Oportunidades de Empreendedorismo e Inovação na Região de Crateús
Abraão Saraiva Jr (presidente), Davi Romero, Equipe CEOS, André Meireles, Joaquim Bento Cavalcante Neto
É notório que as ações de Empreendedorismo e Inovação, em geral, são mais numerosas e tem maior sucesso quando aplicadas na Capital do Estado ou em sua região metropolitana. Esta Mesa Redonda visa apontar e discutir as principais dificuldades, além de buscar alternativas e oportunidades para desenvolver este tipo de ação em áreas afastadas da Capital, em principal na Região de Crateús.
Quarta-feira, 22/11 10:00 às 12:00 Auditório IFCE.[ Workshop ] Do Cliente ao Protótipo
Equipe CEOS
Empresa Júnior da Computação - UFC Fortaleza
O contato com o cliente e as experiências que se derivam deste são os maiores desafios enfrentados por uma EJ, principalmente se esta for nova. No workshop, a CEOS passará toda a sua experiência como EJ na situação do desenvolvimento de um site, um dos serviços mais comuns a serem ofertados por uma EJ da área de tecnologia da informação. Como deve ser o contato com o cliente, como ocorre a preparação da equipe de desenvolvimento e como deve ser a passagem ideal do mockup do site para o código e as melhores ferramentas para realizar cada etapa do processo serão alguns dos tópicos trabalhados.
Ao final do curso, os participantes irão criar, pelo menos, a página inicial do site e possuir uma vasta gama de ferramentas e um conhecimento sobre como se organizar e criar o MVP(Produto Mínimo Viável) de cada projeto, assim como saber executar a finalização deste.
Quarta-feira, 22/11 13:00 às 17:00 Campus UFC Crateús.[ Workshop ] Modelagem de Negócios com o BMG Canvas
Abraão Saraiva Jr
Formado com louvor (Magna Cum Laude) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2007), instituição em que realizou pesquisa e extensão no Grupo de Engenharia Econômica (GEE). É mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015), atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF). É colaborador do Ministério da Educação (MEC) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como elaborador de itens do ENADE. É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, tais como: Gestão & Produção; Produto e Produção; Sinapse Múltipla; e Journal of Managerial Issues. Como pesquisador, tem autoria de artigos nacionais e internacionais na área de Engenharia de Produção / Gestão de Operações, principalmente, sobre os seguintes temas: modelagem de custos, preços, margens e lucros para tomada de decisão; engenharia econômica; decisão de mix de produtos; educação em engenharia; gestão da inovação; empreendedorismo; e gestão do conhecimento. É co-autor do livro Preços, Orçamentos e Custos Industriais (2010 ? Editora Elsevier). Foi professor do curso de Engenharia de Produção da PUC-SP, ministrando as disciplinas de Fundamentos de Finanças e Gestão de Custos; e Planejamento e Controle da Produção I. Atuou na UFERSA como Professor Efetivo do curso de Engenharia de Produção (EP), ministrando as disciplinas de Fundamentos da Modelagem Econômico-Financeira; Modelagem de Custos, Preços e Lucros para Tomada de Decisão; e Engenharia Econômica e Finanças; além de ser Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Engenharia Econômico-Financeira e Inovação (LEFIN), Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção (CEEP), Coordenador de Planejamento da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM) e Diretor Administrativo da Fundação Guimarães Duque (FGD). Consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV ? USP), possuindo experiência em projetos nas áreas de: análise gerencial de custos, formação de preço de venda, programa 5S, gestão de operações, modelagem econômica de projetos e empreendimentos, mentoria de emprendedores. Possui experiências profissionais e atuação em projetos de consultorias e treinamentos em empresas nacionais e multinacionais de vários setores, tais como: Embraer, Basf, Redecard, TBM, Mecesa, IBAP, Esmaltec, Unimed, Apoena Educação, entre outras. Atualmente, atua como professor efetivo do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (DEPRO CT UFC), tendo assumido às seguintes funções/cargos: Diretor Adjunto de Extensão do CT UFC (2015-atual), Fundador/Coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC (2015-atual), Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica (2014-2016) e Coordenador de Articulação Intercampi da Pró-reitoria de Extensão da UFC (2016-atual). Como docente da UFC, ministra as seguintes disciplinas: Economia da Engenharia; Projeto Industrial; Modelagem Econômico-Financeira Avançada; e Engenharia Econômica.
Quarta-feira, 22/11
15:00 às 18:00
Campus UFC Crateús.
[ Workshop ] GoDocker: minicurso prático de manipulação de Containers com o Docker
Filipe Fernandes
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria (2012) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é professor Assistente-A e pesquisador da Universidade Federal do Ceará , atuando principalmente nos seguintes temas: Cloud Computing, Edge Computing e Internet of Things. Entusiasta de Bancos de Dados Não-Relacionais, Big Data e Mineração de Dados.
Uma das razões do sucesso da Computação em Nuvens é a possibilidade de consolidar vários serviços em um único servidor físico. Isso só foi possível graças a tecnologia de Virtualização e das Máquinas Virtuais: instâncias lógicas dos servidores físicos que as hospedam, capazes de co-existir harmonicamente com outras Máquinas Virtuais em uma única máquina física e de disponibilizar, cada uma delas, uma aplicação e atender um ou mais usuários. Entretanto, a Virtualização apresenta também algumas limitações como, por exemplo, o tempo necessário para criar uma Máquina Virtual. Visando melhorar essas e outras limitações, surgiram os Containers. Esse minicurso visa apresentar os principais conceitos da Containerização, as diferenças entre Containers e Máquinas Virtuais, bem como as vantagens e desvantagens dessa nova tecnologia. Também será apresentado a principal ferramenta de Containers existente: o Docker. Os alunos serão encorajados a instalar, conhecer e praticar os principais comandos do Docker.
Quarta-feira, 22/11 18:00 às 20:00 Campus UFC Crateús.[ Palestra ] Tendências para o Futuro da Tecnologia em Bancos de Dados
José Maria Monteiro Filho
Possui graduação em Bacharelado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sintonia automática de bancos de dados, bancos de dados em nuvem, dados ligados na Web e qualidade de software.
Quinta-feira, 23/11
15:00 às 16:00
Campus UFC Crateús.
[ Workshop ] Fotografia Digital com Celulares
Marciel Barros
Professor Assistente do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús desde 2016. Possui graduação em Eng. de Teleinformática (2013) com duas habilitações: Eng. da Computação e Telecomunicações. Tem mestrado também em Engenharia de Teleinformática em Planejamento e Otimizaçao de redes de comunicações móveis e, atualmente, cursa doutorado na mesma área. Trabalhou multidisciplinarmente em projetos envolvendo Inteligência e Visão Computacional, Teoria Eletromagnética, Sistemas de Comunicações Móveis e Internet das Coisas.
-
Quinta-feira, 23/11 16:00 às 18:00 Campus UFC Crateús.[ Workshop ] Django: Faça mais em menos linhas
Hênio Tierra L. Sampaio
Curso sobre o Django, framework web baseado na linguagem python, que visa fácil configuração, garantindo que o desenvolvedor se foque no mais importante.
Quinta-feira, 23/11 18:00 às 20:00 Campus UFC Crateús.[ Palestra ] Design Computacional: experiências em projetos aplicados no Curso de Design
Roberto Vieira
Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2012).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica e Realidade Virtual.
Quinta-feira, 23/11
13:00 às 14:00
Campus UFC Crateús.
[ Workshop ] Design Computacional - introdução ao processing + tipografia generativa
Roberto Vieira
Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2012).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica e Realidade Virtual.
-
Quinta-feira, 23/11 15:00 às 17:00 Campus UFC Crateús.Auditório IFCE | Sala 1 | LabInf | |
---|---|---|---|
8:30 - 9:00 | Cerimônia de Abertura | ||
9:00 - 10:00 | O que é e como funciona uma Empresa Júnior Equipe CEOS |
||
10:00- 12:00 | Mesa Redonda Desafios e Oportunidades de Empreendedorismo na Região de Crateús | ||
13:00 - 14:00 | Crimes cibernéticos: o quê, como e quanto custa... Luiz Gonzaga |
Do Cliente ao Protótipo Equipe CEOS |
|
14:00 - 15:00 | Banco de Dados Não Relacionais (MongoDB) Filipe fernades |
||
15:00 - 16:00 | Modelagem de Negócios com o BMG Canvas Abraão Saraiva Júnior |
||
17:00 - 18:00 | |||
18:00 - 20:00 | Containers e Docker Filipe Fernandes |
Sala 1 | Sala 3 | Sala 4 | Labinf | |
---|---|---|---|---|
13:00 - 14:00 | Design Computacional: experiências em projetos aplicados no Curso de Design Roberto Vieira |
Produtividade no desenvolvimento de microserviços com Spring Boot Wellington Costa Pereira |
||
14:00 - 15:00 | O Papel da Visualização na Era dos Dados Emanuele Marques dos Santos |
|||
15:00 - 16:00 | Tendências para o Futuro da Tecnologia em Bancos de Dados José Maria Monteiro Filho |
|||
15:00 - 17:00 | Design Computacional - introdução ao processing + tipografia generativa Roberto Vieira |
Maratona de Programação | ||
16:00 - 18:00 | Fotografia Digital com Celulares Marciel Barros |
|||
18:00 - 19:00 | ||||
18:00 - 20:00 | Django: Faça Mais em Menos Linhas Hênio Tierra L. Sampaio |