4º Fórum de Inovação e Tecnologia - UFC - Campus de Crateús
Portal do Governo Brasileiro

Palestras

Todas as palestras do FIT2017 são abertas ao público. Entretanto, para receber o certificado de participação, você deve se inscrever em nosso site e realizar o credenciamento durante o evento.

[ Palestra ] O que é e como funciona uma Empresa Júnior

Equipe CEOS
Empresa Júnior da Computação da UFC Fortaleza.

O mundo do empreendedorismo é algo que ainda não é explorado na grandeza que deveria, principalmente dentro das universidades. A CEOS, a segunda Empresa Júnior do Brasil com mais tempo de atuação no mercado de tecnologia da informação, vem ao 4º Fórum de Inovação e de Tecnologia percorrer todos os prazerosos caminhos que uma Empresa Junior(EJ), desde o espírito empreendedor necessário em cada membro até a arquitetura de uma EJ, já analisando esse membro sob a ótica de uma EJ consolidada no mercado.

Quarta-feira, 22/11 09:00 às 10:00 Auditório IFCE.
[ Palestra ] Crimes cibernéticos: o quê, como e quanto custa...

Luiz Gonzaga Mota Barbosa
Mestre em Ciência da Computação com ênfase em Segurança de Redes pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2017. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na Divisão de Segurança da Informação (DSEG). Atua na área de Segurança da Informação desde 2008 quando entrou para o grupo de pesquisa Insert (Information Security Research Team). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de malwares, detecção de botnets, pentest ( teste de intrusão), gestão de riscos e tratamento de incidentes.

No ano de 2017 aumentou o número de notícias sobre crimes cibernéticos, específicamente ataques envolvendo rasomwares. O objetivo dessa palestra é discutir os aspectos gerais sobre crimes cibernéticos, destacando seus principais tipos, envolvidos e os custos de tais eventos.

Quarta-feira, 22/11 13:00 às 14:00 Campus UFC Crateús.
[ Palestra ] Uma rápida introdução aos bancos de dados NoSQLs através do MongoDB

Filipe Fernades
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria (2012) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é professor Assistente-A e pesquisador da Universidade Federal do Ceará , atuando principalmente nos seguintes temas: Cloud Computing, Edge Computing e Internet of Things. Entusiasta de Bancos de Dados Não-Relacionais, Big Data e Mineração de Dados.

Embora amplamente aplicado no mercado, os banco de dados SQLs apresentam algumas limitações importantes que dificultam o desenvolvimento e o desempenho das aplicações que os utilizam. Dessa maneira, surgiram os bancos de dados NoSQLs: bancos de alto desempenho, escalável e de fácil desenvolvimento que substituem as tabelas e schemas características dos bancos SQLs por documentos, coleções e JSONs para armazenar e manipular os dados. Um dos principais bancos de dados que segue o modelo NoSQL é o MongoDB. O MongoDB é o banco de dados adotado pelo Facebook, Forbes e The Guardian para persistir e interagir de forma rápida com uma imensa quantidade de informações (dados pessoais dos usuários, posts, artigos...). Esta palestra visa realizar uma introdução rápida aos bancos no SQL através do MongoDB, suas vantagens e desvantagens, bem como apresentar uma aplicabilidade simples desse banco dentro do contexto do ambiente universitário do campus da UFC de Crateús.

Quarta-feira, 22/11 14:00 às 15:00 Campus UFC Crateús.
[ Palestra ] Design Computacional: experiências em projetos aplicados no Curso de Design

Roberto Vieira
Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2012).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica e Realidade Virtual.

Quinta-feira, 23/11 13:00 às 14:00 Campus UFC Crateús.
[ Palestra ] O Papel da Visualização na Era dos Dados

Emanuele Marques dos Santos
Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Computação (Ph.D in Computing) pela University of Utah (2010). Atualmente é professora adjunto III do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação desde 2015. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visualização, atuando principalmente em Visualização de Dados.

A computação, de modo geral, tem sido um grande acelerador para ciência, levando a uma explosão de informação nas mais diversas áreas. De acordo com algumas estimativas, em algum momento de 2006, a humanidade produziu somente naquele ano mais dados do que em todos os 40.000 anos precedentes. Entender e utilizar efetivamente os dados científicos atualmente produzidos constitui um dos grandes desafios de pesquisa do século XXI. Visualização é uma tecnologia chave nessa empreitada, pois ajuda as pessoas a explorarem e explicarem dados através de uma representação visual estática ou dinâmica. Uma suposição básica de visualização é que informação visual pode ser processada muito mais rapidamente do que números e texto (como diz o velho clichê: "Uma imagem vale mais que 1000 palavras"). Nesta palestra, você saberá o que é visualização de dados, alguns princípios e técnicas que já podem ser aplicados diretamente em apresentações e documentos que envolvam análise de dados e algumas armadilhas a serem evitadas ao visualizar dados. Serão apresentados exemplos que mostram o poder da visualização de dados em ação.

Quinta-feira, 23/11 14:00 às 15:00 Campus UFC Crateús.
[ Palestra ] Tendências para o Futuro da Tecnologia em Bancos de Dados

José Maria Monteiro Filho
Possui graduação em Bacharelado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sintonia automática de bancos de dados, bancos de dados em nuvem, dados ligados na Web e qualidade de software.

Quinta-feira, 23/11 15:00 às 16:00 Campus UFC Crateús.