Seleção para Bolsas e Auxilios Intitucionais (2)

Seleção de Bolsista para o projeto: Uso de software de avaliação para auxílio ao ensino de programação

Os cursos de computação possuem disciplinas essenciais como as de programação. Essas disciplinas enfatizam o ensino da  lógica de programação em diferentes linguagens de programação, tornando o aluno apto a utilizar o conhecimento adquirido na  resolução de diferentes problemas. Resumidamente, se faz necessária a abordagem de diversos problemas (exercícios) para  que o aluno através dos programas produza soluções através da linguagem de programação solicitada. O elevado número de  exercícios e alunos, muitas vezes, compromete o acompanhamento eficiente por parte do professor. Essas dificuldades refletem  em altos índices de reprovação e consequentemente na evasão do curso.

Como alternativa a esse problema, temos o uso de ferramentas automatizadas que auxiliam o professor na tarefa de avaliação  os exercícios propostas, facilitando o processo de elaboração, submissão e avaliação de exercícios práticos. Além disso,  propomos uso da gamificação que estimula a resolução dos exercícios, através da utilização de pontuação e outros elementos usados em jogos. A automatização e a gamificação contribuem para diminuir o problema da evasão, acompanhamento e de aprendizado dos estudantes.

Os interessados na bolsa devem gostar de programar, ter conhecimento de Java, AngularJS e Spring Boot; Além de querer contribuir com a melhoria no ensino de programação e matemática nos cursos de graduação.

Mais informações no edital ou pelo email

Acesse o edital para mais detalhes e inscrição;