Portal do Governo Brasileiro
Última Atualização: 21/07/2020 09:56

Prezados(as) alunos(as),

Para atender às necessidades impostas pela pandemia do novo coronavírus, a UFC está garantindo, aos estudantes que não tenham condições de acompanhar as atividades remotas por algum motivo, a possibilidade de supressão de disciplinas para o semestre letivo 2020.1, sem prejuízo ao Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e sem interferência no tempo máximo exigido para a conclusão do curso.

No entanto, é importante lembrar que, após homologada pela coordenação de curso, a supressão é um procedimento irreversível. A Pró-Reitoria de Graduação definiu um prazo extenso, até 22 de outubro, justamente para evitar que os estudantes tomem essa decisão de maneira precipitada.

Neste sentido, o Grupo de Trabalho da UFC em Crateús estabeleceu que a análise da supressão pela coordenação acontecerá a partir do dia 03 de agosto de 2020. Sugerimos aos alunos que precisem de orientação, que procurem a coordenação do curso e esclareçam as possíveis dúvidas.

O Comunicado PROGRAD 05 (https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2020/07/comunicado-prograd-05-supressao-de-matricula-para-estudantes.pdf) apresenta as orientações e procedimentos para solicitação de supressão de matrícula em componentes curriculares, que deve ser realizado pelo aluno(a) via SIGAA. Vale ressaltar que, a supressão da matrícula de todos os componentes curriculares será considerada trancamento total. Nesses casos, considerando a excepcionalidade do semestre 2020.1, não será necessário que o(a) aluno(a) comprove ocorrência de nenhum dos fatores geradores previstos no Regimento Geral da UFC (doença, mudança de domicílio, exercício de emprego ou obrigação de ordem militar).

Os discentes também possuem a opção de inclusão de disciplina, que deverá ser solicitada pelo aluno via “Requerimento de Inclusão de Disciplina” (em anexo), o qual deve ser enviado para a coordenação. Os discentes poderão realizar solicitação de inclusão de disciplinas no período de 10 de julho a 20 de julho de 2020. Cabe ressaltar a obrigatoriedade da apresentação da justificativa para embasamento da análise pela coordenação e orientações futuras.

Recomenda-se que a solicitação seja realizada com a maior brevidade possível, para que haja tempo hábil para a avaliação pela coordenação e não venha a comprometer a carga horária mínima necessária (75%) para aprovação na disciplina, visto que a maioria das disciplinas já está em andamento. A análise das solicitações e, se for o caso,  inclusão de disciplina/s pelas coordenações acontecerá até o dia 27 de julho. A única exceção a ser analisada após este prazo será de solicitações de inclusão de disciplinas que ainda não tenham sido iniciadas até o dia 20 de julho. Nestes casos, solicitações poderão ser enviadas até o dia 10 de agosto de 2020 e serão analisadas até o dia 28 de agosto de 2020 (prazo máximo dado pela PROGRAD).

 

Requerimento de Inclusão de Disciplina.pdf