Apresentação do Curso

O curso de Sistemas de Informação, a ser implementado em Crateús, configura-se como Bacharelado, na modalidade de ensino presencial, com oferta anual de 50 vagas, duração ideal de 8 semestres/4 anos, e máxima de 12 semestres/6 anos, e atividades previstas para os turno da tarde e noite, caracterizando-se, portanto, como integral, haja vista que de acordo com a Portaria Normativa MEC no. 40, publicada em de 12 de dezembro de 2007, republicada em 2010, os cursos de graduação são de turno integral, caso a oferta de suas disciplinas e atividades sejam inteira ou parcialmente em mais de um turno (manhã e tarde, manhã e noite, ou tarde e noite) exigindo a disponibilidade do estudante por mais de 6 horas diárias durante a maior parte da semana.

O município de Crateús está localizado a 354 km de Fortaleza, na microrregião do Sertão de Crateús. Apresenta uma população estimada em 72.812 habitantes. Sua economia é baseada na prestação de serviços (81,35%), indústrias (9,53%) e agropecuária (9,12%). O PIB do município foi de R$ 244.741.000 reais em 2005, de acordo com o IBGE. Atualmente, a cidade conta com as seguintes instituições de ensino superior:

  • Faculdade Princesa do Oeste (FPO): Enfermagem e Serviço Social;
  • Faculdade de Educação (FAEC), pólo da Universidade Estadual do Ceará (UECE): Ciências Biológicas, Pedagogia e Química;
  • Instituto Federal do Ceará (IFCE): Edificações, Química e Meio Ambiente (Técnico-Profissionalizantes); Zootecnia (Bacharelado), Letras e Matemática (Licenciaturas)
  • Campus Avançado de Difusão Tecnológica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA);
  • Universidade Norte do Paraná (Unopar) – ensino a distância.

A criação do curso de Sistemas da Informação da UFC no novo Campus de Crateús procura atender à demanda por futuros profissionais desta área, na qual têm sido empreendidas algumas iniciativas do governo do estado e de empresas cearenses em criar polos de desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, a UFC possui a intenção de liderar o processo de criação de um novo parque regional de tecnologia da  informação na microrregião do Sertão de Crateús, projeto esse que conta com a articulação com prefeituras, governo do estado e entidades federais que estão apoiando esta iniciativa.

Desta forma, pode-se dizer, com ênfase, que o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFC em Crateús tem por missão formar recursos humanos habilitados para a aplicação da ciência e o uso da tecnologia da informação, oferecendo conhecimentos e experiências suficientes e relevantes para que os seus egressos possam se profissionalizar.

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa formar profissionais da área de Computação e Informática para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações. Para atingir seus objetivos, o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação deve propiciar formação básica sólida em Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação. Além disso, o curso deve investir em formação  tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística e formação suplementar.