Você está aqui:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Apresentação

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. A Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG) da UFC com a ajuda do Comitê Interno são responsáveis pela gestão do programa PIBIC. Periodicamente o programa é avaliado pelo Comitê Externo composto por pesquisadores destacados de outras Instituições de Ensino Superior. A Resolução Normativa dos Programas Institucionais de Iniciação Científica vigente é a RN 017/2006 (Link para novo site).

Objetivo do PIBIC:
  1. Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  2. Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  3. Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  4. Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  5. Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  6. Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  7. Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico cultural.

Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Maiores informações portal PIBIC