Última Atualização: 25/03/2020 16:11

Nota do Conselho do Campus de Crateús aos Discentes

Prezados/as discentes,

Na tarde de ontem, dia 24/03, o Conselho do Campus de Crateús se reuniu, contando com a participação da representação estudantil do DCE e de todos os Cursos do Campus.

As dificuldades que alunos e professores estão enfrentando com relação ao Ensino à Distância e, principalmente, o fato de alguns alunos não terem acesso adequado à internet e a equipamentos essenciais para o desenvolvimento de determinadas atividades foram preponderantes para as decisões tomadas. Descrevemos abaixo o que foi deliberado:

1) O Conselho do Campus de Crateús considerou que é inviável continuar com as atividades de aulas remotas após o dia 31/03. O posicionamento será levado à Reitoria e à Prograd, com o pedido de suspensão das aulas e pela a modificação do Calendário Universitário. A decisão de alteração do calendário acadêmico caberá, entretanto, a instâncias superiores.

2) Os professores irão elaborar um plano de atividades para o período de 25/03 a 24/04, a fim de planejar o trabalho a ser desenvolvido durante todo o período de suspensão das aulas presenciais, tendo dois períodos específicos a considerar:

• Para os dias até 31/03, professores deverão entrar em contato com as turmas e solicitar o preenchimento de um formulário padrão, caso desejem atestar a viabilidade da continuidade das atividades de ensino remotas. Na hipótese do docente já atestar a inviabilidade da continuidade das atividades da disciplina, não  haverá necessidade de preenchimento de formulário, sendo a turma informada pelo SIGAA e a coordenação por email. Dessa forma, pedimos a colaboração de todos/as para a agilidade nas respostas quando solicitadas.
  • Após 31/03, os docentes deverão propor atividades complementares, que não  contarão como atividades das disciplinas, mas poderão contar como horas complementares. Essas atividades complementares poderão ser, por exemplo, cursos, eventos online, grupos de estudo e discussão, entre outros.

Importante destacar que todas deverão ser de forma remota e não obrigatórias. Assim, as ausências não poderão ser consideradas faltas nas disciplinas, embora a participação de todos/as seja de extrema importância para que o processo de aprendizagem não seja descontinuado Reiteramos que a posição do Campus de Crateús será transmitida aos conselhos superiores da UFC através da Diretoria e esperamos que até o dia 31/03 seja tomada alguma decisão com relação ao Calendário Universitário, para nos planejarmos com mais detalhes sobre como passaremos por este período turbulento.

Estamos à disposição para tirarmos dúvidas. Esperamos poder contar com cada um/a de vocês para a garantia da qualidade dos nossos cursos. Novas alterações nas atividades podem acontecer em virtude dos desdobramentos da pandemia, fiquem atentos ao SIGAA.

Cuidem-se. Evitem ao máximo sair de casa.

Crateús, 25/03/2020

Conselho do Campus da UFC em Crateús