Áreas do Conhecimento
Compreende-se o eixo que fomenta o exercício da prática pedagógica e as políticas
educacionais que auxiliam a gestão e organização dos cursos de graduação, proporcionando ao estudante, viver os dois lados do processo de ensino e aprendizagem, retirando-o do meio da
mera observação para o aprimoramento do senso crítico. Há de ser evidenciado que este eixo permeia análises que envolvam pesquisas teóricas, empíricas e estatística sobre processos
educativos, sobre fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem e sobre políticas voltadas para ambientação, integração e manutenção de estudantes nos cursos de graduação
A prática de ensino alternativo é atualmente um novo olhar para o processo de aprendizagem, concebendo formas diversas de ensino que proporcionam a reflexão individual de saberes. O
eixo temático Métodos Alternativos de Ensino contemplam trabalhos que analisam e promovem a instrumentação docente e o apoio de discentes para o desenvolvimento de práticas não convencionais e ativas de ensino.
O desenvolvimento sustentável tem sido uma preocupação mundial e, dentro deste contexto, há uma busca coletiva pela melhoria de processos e produtos, visando a otimização do uso de
recursos naturais. Nesta área de conhecimento a proposta é compartilhar as experiências na área da sustentabilidade desenvolvidas por diversas instituições, buscando solucionar
problemas relacionados à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento econômico sustentável.
A Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados, e redes de computadores e de
telecomunicações, que atuam para facilitar o acesso, análise, gerenciamento e compartilhamento de informações, sejam estas textos, voz, vídeos e demais conteúdos. A área
de conhecimento Computação e Tecnologia da Informação contempla trabalhos relacionados a Computação Aplicada, Computação Teórica e tópicos relacionados a TIC.
As ciências exatas são as ciências que têm a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos. Desde a antiguidade o homem as usa para resolver seus
problemas e moldar, da melhor forma, a sociedade. As engenharias, como ciências exatas, dão suporte à inovação, ao avanço tecnológico e, portanto, à competitividade de um país. Elas
envolvem o uso da ciência e dos conhecimentos técnicos para o desenvolvimento e o aprimoramento de estruturas, mecanismos, máquinas, equipamentos, sistemas, materiais,
produtos e processos, e são fundamentais para o desenvolvimento da inovação, de novas tecnologias e da sustentabilidade do país.
Essa temática tem como objetivo criar um espaço para o diálogo e para o compartilhamento das experiências pedagógicas de professores(as) dos Sertões de Crateús. Os trabalhos devem
abordar temas relacionados principalmente a alguma problematização sobre a formação inicial, sobre a formação de professores, acerca da prática docente, ou sobre planejamento e inovação nos processos de ensino e aprendizagem.