
Áreas do Conhecimento
A Tecnologia da Informação e da Comunicação ou TIC é o conjunto de
atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados, e
redes de computadores e de telecomunicações, que atuam para facilitar o
acesso, análise, gerenciamento e compartilhamento de informações, sejam
estas textos, voz, vídeos e demais conteúdos. A área de conhecimento
Computação e Tecnologia da Informação contempla trabalhos relacionados a
Computação Aplicada, Computação Teórica e tópicos relacionados a TIC.
As ciências exatas são as ciências que têm a Matemática, a Química e a
Física como peças fundamentais dos seus estudos. Desde a antiguidade o
homem as usa para resolver seus problemas e moldar, da melhor forma, a
sociedade. As engenharias, como ciências exatas, dão suporte à inovação, ao
avanço tecnológico e, portanto, à competitividade de um país. Elas envolvem
o uso da ciência e dos conhecimentos técnicos para o desenvolvimento e o
aprimoramento de estruturas, mecanismos, máquinas, equipamentos, sistemas,
materiais, produtos e processos, e são fundamentais para o desenvolvimento
da inovação, de novas tecnologias e da sustentabilidade do país.
Compreende-se o eixo Iniciação à docência e suas vertentes a abertura que
fomenta o exercício da prática pedagógica e as políticas educacionais que
auxiliam a gestão e organização dos cursos de graduação, proporcionando ao
estudante bolsista, viver os dois lados do processo de ensino e
aprendizagem, retirando-o do meio da mera observação para o aprimoramento
do senso crítico. Há de ser evidenciado que este eixo permeia análises que
envolvam pesquisas teóricas, empíricas e estatística sobre processos
educativos, sobre fatores que influenciam o processo de ensino e
aprendizagem e sobre políticas voltadas para ambientação, integração e
manutenção de estudantes nos cursos de graduação.
A prática de ensino alternativo é atualmente um novo olhar para o processo
de aprendizagem, concebendo formas diversas de ensino que proporcionam a
reflexão individual de saberes. O eixo temático Métodos de Alternativos de
Ensino contemplam trabalhos que analisam e promovem a instrumentação
docente e o apoio de discentes para o desenvolvimento de práticas não
convencionais de ensino.
O desenvolvimento sustentável tem sido uma preocupação mundial e, dentro
deste contexto, há uma busca coletiva pela melhoria de processos e
produtos, visando a otimização do uso de recursos naturais. Nesta área de
conhecimento a proposta é compartilhar as experiências na área da
sustentabilidade desenvolvidas por diversas instituições, buscando
solucionar problemas relacionados à preservação do meio ambiente e ao
desenvolvimento econômico sustentável.