Apresentação do Curso Engenharia de Minas

Turno: Matutino/Vespertino
Duração: 5 anos
Vagas: 50

Áreas de atuação

  • Pesquisa e prospecção de jazidas, beneficiamento e extração de minérios;
  • Elaboração de planos de fogo com o uso de explosivos para desmonte de rochas;
  • Avaliação dos riscos provenientes da mineração, com projeto de recuperação de áreas degradadas devido à atividade;
  • Elaboração de projetos de captação de águas subterrâneas, barragens, túneis, obras de contenção, e taludes;
  • Consultorias públicas e privadas;
  • Pesquisa científica e ensino;
  • Empresas mineradoras, rodoviárias, hidrelétricas, pedreiras e de desenvolvimento de softwares de mineração.


Perfil Profissional

O Engenheiro de Minas é um profissional generalista, com sólida formação técnico científica e capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias. A formação do Engenheiro de Minas lhe permite aplicar o método científico à análise e solução de problemas de Engenharia de Minas, sendo de sua competência todas as atribuições ao estudo, planejamento, projeto, execução e fiscalização de obras e serviços, perícias e avaliações, ensino e pesquisa referentes a: Lavra e Beneficiamento - prospecção e pesquisa mineral, lavra de minas, captação de água subterrânea, beneficiamento de minério, gestão ambiental, desativação e recuperação de minas e seus serviços afins e correlatos.



Sobre o Curso

A demanda por minerais continuará crescendo à medida que a população mundial aumenta. O desenvolvimento e a produção mineral deve ser gerida de forma responsável, assim, há uma necessidade imperativa por engenheiros altamente treinados pela indústria de minerais, agora e no futuro.
A extração mineral sempre fez parte da economia do Brasil, desde a chegada dos primeiros colonizadores portugueses. No nosso subsolo é possível encontrar minério de ferro, manganês, nióbio, entre vários outros minerais cuja extração faz movimentar a economia. Atualmente, a atividade é responsável por três a cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A criação do curso de Engenharia de Minas em Crateús, integra a política nacional de expansão da educação superior, que visa responder a demanda cada vez maior por vagas nesse nível de formação.
Os Engenheiros de Minas são os principais responsáveis ​​pela produção segura e eficiente dos minerais do planeta. Eles trabalham com minérios metálicos, diamantes, carvão, petróleo e minerais industriais, tais como argilas, granitos e calcários. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.