Portal do Governo Brasileiro
Data: 23/07/2019 19:48

O Curso de Graduação em Engenharia de Minas foi aprovado na Resolução Nº 34/CONSUNI, DE 04 de Setembro de 2014. O então reitor, Prof. Jesualdo Pereira Farias, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e tendo em vista o que deliberou o Conselho Universitário (CONSUNI), em sua reunião de 04 de setembro de 2014, na forma do que dispõe o art. 53 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e as competências previstas nos artigos 11, letra i, e 25, letra s, do Estatuto em vigor, e, considerando que a proposta foi aprovada nas devidas instâncias, estava de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Engenharia e atendia às normas da Universidade Federal do Ceará que dispõem sobre a matéria, resolveu aprovar a criação do Curso de Graduação em Engenharia de Minas, bacharelado, na modalidade presencial, turno diurno, com oferta anual de 50 (cinquenta) vagas, com carga horária de 4.080 (quatro mil e oitenta) horas e tempo de duração padrão de 10 (dez) semestres letivos.

O Curso foi o primeiro oferecido pela UFC nesta área de Engenharia, sendo que na sua criação contou com o apoio do Curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, o mais antigo do Brasil, através de um acordo de Cooperação entre a UFC e a UFOP.

O Curso teve suas atividades acadêmicas iniciadas no primeiro período de 2016, com ingressos selecionados pela Sistema de Seleção Unificada (SISU) e pelo Convênio PEC-G – Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, acordo de cooperação educacional, administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, que beneficia países em vias de desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina.