Apresentação do Curso de Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil a ser implementado em Crateús, configura-se como Bacharelado, na modalidade de ensino presencial, com oferta anual de 50 vagas, duração ideal de 10 semestres/5 anos, e máxima de 15 semestres/7 anos e meio, e atividades previstas para os turnos da manhã e da tarde, caracterizando-se, portanto, como integral, haja vista que de acordo com a Portaria Normativa MEC nº. 40, publicada em de 12 de dezembro de 2007, republicada em 2010, os cursos de graduação são de turno integral, caso a oferta de suas disciplinas e atividades sejam inteira ou parcialmente em mais de um turno (manhã e tarde, manhã e noite, ou tarde e noite) exigindo a disponibilidade do estudante por mais de 6 horas diárias durante a maior parte da semana.

 

Perfil do Engenheiro

Em conformidade com a Resolução CNE/CES nº. 11/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia: O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade (Art. 3º).

 

Area de Atuação

 O engenheiro civil pode atuar em construtoras, indústrias e escritórios de construção civil. Além de edificar obras, pode atuar em bancos de desenvolvimento e investimento, em empresas de informática e até mesmo em funções administrativas, em cargos de gestão. São campos em ascensão: as especializações em segurança, proteção e restauração. Outros campos promissores são a manutenção, o controle de qualidade, o transporte, a geotecnia, a hidráulica e saneamento e o de projetos e estruturas. Há oportunidades ainda em estatais, em indústrias automobilísticas e aeronáuticas.

 

Informações Adicionais