Portal do Governo Brasileiro
Data: 11/04/2019 16:59

Criado em 2016 o Núcleo Integrado de Pesquisa e Inovação (NIPI), vinculado ao Campus da UFC em Crateús, visa o desenvolvimento de pesquisas integradas nas áreas de química, engenharia, ensino e, especialmente, as relacionados com o meio ambiente. Localizado estrategicamente no coração do sertão cearense o NIPI vem desenvolvendo projetos voltados a convivência com o semiárido, fundamentando-se no fato de que o Ceará é um Estado do Nordeste que possui a maior extensão territorial neste clima, com cerca de 92% da sua área inserida no polígono das secas, fazendo com que a realidade da escassez da água durante o período de estiagem, nesse estado, seja uma constante. Desta forma o NIPI vem desenvolvendo projetos de cunho ambiental intentando mitigar e/ou controlar os efeitos da seca que, associada a má gestão dos recursos hídricos e poluição crescente, assola a região.

PROJETOS

  • 01Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica de Crateús: uma proposta de desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar do Sertão de Crateús.
  • 02 Tratamento de resíduos sólidos orgânicos do restaurante universitário de Crateús em biodigestor anaeróbio
  • 03Análise da qualidade microbiológica e físico-química da água de sistemas coletivos de abastecimento da cidade de Crateús.
  • 04Investigação de crimes contra o meio ambiente: uma ferramenta pedagógica na formação do engenheiro
  • 05As implicações da seca na qualidade da água do Rio Poti: Reconhecendo impactos e identificando possibilidades de mitigação
  • 06Biocompostos vegetais para o tratamento de efluentes domésticos: uma proposta para a sustentabilidade hídrica na microrregião dos sertões de Crateús
  • 07Estudo das propriedades da fibra de coco e da casca do z. Joazeiro no tratamento de efluentes residenciais da cidade de Crateús.
  • 08Reuso de água na construção civil: uma alternativa sustentável para a região do sertão de Crateús/Ce
  • 09Um Mediador no Processo de Aprendizagem dos Conteúdos Químicos e de Qualidade da Água e Controle da Poluição.
  • 10Caatinga Sustentável: uma proposta de desenvolvimento rural sustentável para as comunidades situadas próximas ao Cânion do Rio Poty
  • 11Gestão de resíduos laboratoriais das instituições de ensino superior da cidade de Crateús: um caminho rumo à sustentabilidade
  • 12Atividades Experimentais: Um Mediador no Processo de Aprendizagem dos Conteúdos Químicos e de Qualidade da Água e Controle da Poluição
  • 13Desmistificando o ENADE: Desenvolvendo ações de conscientização e de importância para sua vida profissional
  • 14UFClab: Um Programa para apoios professores técnicos e alunos nas atividades laboratoriais.
  • 15Controle de estoque: uma proposta de gerenciamento para o laboratório didático de química
  • 16Diagnóstico estatístico, estratégias de controle e monitoramento da evasão nos cursos de graduação da UFC campus Crateús.
  • 17Monitoria orientada da disciplina de química geral: uma possibilidade para melhoria do desempenho acadêmico dos alunos de engenharia do campus Crateús.

Membros

Luisa Gardênia Alves Tomé Farias

A pesquisadora possui Graduação, Mestrado em Química e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, com tese de doutorado focada na diminuição da emissão de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos – HPA`s, por meio do desenvolvimento de asfaltos verdes. É professora adjunta da UFC Campus Crateús desde 2015 e atualmente é coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental. No presente momento é membro do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município de Crateús com ações em preservação ambiental prestando consultoria para região. Atua colaborativamente com os Grupos de Pesquisa no Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e Laboratório de Polímeros e Materiais de Inovação, além de ter integrado Comissões Científicas de Encontros Regionais e Locais.

Áreas de atuação:
Química Orgânica, Infraestrutura de Transportes/Especialidade: Química Orgânica de Derivados do Petróleo, Nanotecnologia, Ecologia Aplicada à Engenharia Sanitária, Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas e Educação.

Janaina Lopes Leitinho

A pesquisadora possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2002), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2011), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2006) cujo título da dissertação é Estabilidade Térmica de Tintas Anticorrosivas e doutorado em Química na qual a tese é intitulada por Síntese de Hidrogéis a Base de Glicerina Residual do Biodiesel de Mamona também pela Universidade Federal do Ceará (2009). A pesquisadora possui 16 anos de experiência na área de Química de Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade térmica, termo análise, reticulação de hevea brasiliensis com carbonato de zircônio e amônio, tintas anticorrosivas, filmes de resinas epóxidas, síntese de hidrogéis, purificação da glicerina oriunda da produção de biodiesel e síntese de ésteres glicídicos, polimerização eletroquímica de macromoléculas (meso-porfirinas) e ligantes asfálticos. A pesquisadora também atuou junto ao SENAI-Ceará desenvolvendo projetos com blendas poliméricas e polímeros reciclados. Como professora atuou na Universidade Federal do Ceará (UFC-UAB) de 2007 a 2012 no curso de Licenciatura em Química; Instituto Federal do Ceará (campus Maracanaú) de 2010 a 2012 no curso Formação de Professores na subárea de licenciatura em química, na Universidade Federal Rural do Ceará (campus Mossoró) de 2011 a 2012 no curso Ciência e Tecnologia e em 2014 na Universidade de Salvador pólo Fortaleza (UNIFACS-FOR) no curso de Engenharia Civil. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC)-Campus Crateús e vice-coordenadora do curso de Engenharia Ambiental. Com a intenção de apoiar o sertão cearense, a professora vem desenvolvendo pesquisa na área de meio ambiente com ênfase na investigação de poluentes de corpos hídricos e desenvolvimento de novas tecnologias associada ao tratamento de água, além de participar do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município de Crateús) como conselheira.

Áreas de atuação:
Polímeros, Sínteses de Hidrogéis, Infra-Estrutura de Transportes, química forense, Investigação de crimes ambientais, monitoramento da qualidade de água naturais, Contaminação de afluente por metais pesados, meio ambiente, biotecnologia e ensino de química e de engenharia.

Graduada em Química pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo. Pós doutorado na “Università Degli Studi di Torino” (Turim-Itália). É Profa.Titular da Universidade Federal do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química. Atua nas áreas de Química/ Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais, Engenharia Química e Engenharia de Transportes/Laboratório de Ligantes Asfálticos. Linhas de pesquisa de interesse:Química e Reologia de Ligantes Asfálticos; Modificação de Polissacarídeos para Obtenção de Novos Materiais; Química Ambiental; Materiais Poliméricos e Novos Aditivos Aplicados à Pavimentação.

Áreas de atuação:
Química, Infra-Estrutura de Transportes, Reologia de ligantes asfálticos.

Engenheiro Civil pela UFC (1991). MSc. (1994) e Ph.D. (1997) em Engenharia Civil pela Texas A&M University. É Professor Titular da UFC, Diretor de Inovação da FUNCAP desde 2015, já foi Coordenador de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, e também Diretor de Pesquisa do Centro de Tecnologia da UFC. Coordena o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Caracterização de Materiais para Infraestrutura (INCT-Infra). É Diretor da International Society for Asphalt Pavements, integra a Comissão de Asfalto do IBP/ABNT desde 2003, é Editor Associado da Revista Transportes da ANPET, membro do Corpo Editorial do International Journal of Road Materials and Pavement Design, e revisor das principais revistas internacionais da área de pavimentação. Recebeu diversos prêmios, entre eles, 4 vezes o Prêmio Petrobras de Tecnologia, 3 vezes o CNT, ABPv, IBP, Mário Kabalen Reston. Já formou mais de 40 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), orientou 8 pós-doutorandos, e possui mais de 300 publicações nos principais periódicos e congressos técnico/científicos nacionais e internacionais na área de pavimentação.
Áreas de atuação:
Análise e Dimensionamento de Pavimentos, Materiais Betuminosos e Misturas Asfálticas, Projeto e Construção de Rodovias.

Possui bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2015) e mestrado em Engenharia de Transportes pela mesma instituição (2017). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará (Campus Crateús). Tem experiência na área de Infraestrutura de Transportes com maior ênfase na Dosagem e Caracterização Mecânica de Misturas Asfálticas.

Áreas de atuação:
Engenharia Civil, Infraestrutura de Transportes.

Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET/CE. Atualmente, exerço o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Maracanaú (40 h/ DE) e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). No campo da pesquisa, desenvolvo trabalhos na área de produtos naturais, nanotecnologia, atividade antioxidante, isolamento de substâncias orgânicas e adsorventes naturais para metais pesados e pesticidas. Além disso, desenvolvo pesquisas na área do ensino de Química, em ação com o projeto Residência Pedagógica e programa de Pós graduação.

Áreas de atuação:
Química dos Produtos Naturais, Análise de Traços e Química Ambiental, Educação, Biotecnologia.

Possui Graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2009). Foi Professor Efetivo da Rede Estadual do Ceará, atuando no Ensino Médio (2010 – 2016), atuando como Coordenador de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará (EBTT/IFCE), atuando como Coordenador do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Desenvolve Pesquisa na Área de Ensino em Ciências e Química Aplicada.

Áreas de atuação:
Química Bio-Inorgânica, Ensino Profissionalizante, Métodos e Técnicas de Ensino.

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, área de concentração: Saneamento Ambiental. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), área de concentração: Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: lixiviados de aterro sanitário, efluentes recalcitrantes, fotocatálise solar, foto-Fenton, TiO2, planejamento fatorial e otimização de processos.

Áreas de atuação:
Lixiviados de aterro sanitário, Efluentes recalcitrantes, Fotocatálise solar, Foto-Fenton, TiO2, Planejamento fatorial e Otimização de processos