Divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos do Campus da UFC de Crateús.
Detalhes dos trabalhos que serão apresentados
Discente: João Paulo de Araújo
TCC: II
Data: 02/07/2019
Horário: 08h
Local: Sala de videoconferência
Banca: Prof. Rennan Ferreira Dantas (Orientador), Prof. Luiz Alberto do Carmo Viana (Coorientador), Prof. Nicolas de Almeida Martins (UNILAB), Prof. Rafael Teixeira de Araújo (UNIGRANDE), Prof. Jefferson Lourenço Gurguri (IFCE-Maracanaú)
Resumo
A Teoria dos Grafos foi estabelecida pelos estudos publicados por Leonhard Euler no século $XVIII$ sobre o problema das pontes da cidade de Königsberg. Passado pouco mais de um século, o londrino Francis Guthrie perguntou-se se qualquer mapa político poderia ser colorido com no máximo quatro cores, o que estabeleceu a Conjectura das Quatro Cores. Em 1998, Bruce Alan Reed propôs outra conjectura relacionada a coloração de grafos, proporcionando a elaboração de trabalhos que provaram a veracidade de sua Conjectura para algumas classes de grafos. Considerando que alguns desses trabalhos possuem argumentações um pouco complexas, o presente trabalho presta um estudo minucioso do trabalho de Medha Dhurandhar,Validade da Conjectura de Reed para os grafos livres de P5, FlagC detalhando os resultados por meio de demonstrações e argumentações mais simples e com maiores detalhes, a fim de facilitar a compreensão do referido trabalho.
Discente: Marcus Vinicius Martins Melo
TCC: II
Data: 02/07/2019
Horário: 19h
Local: Sala de videoconferência
Banca:
Rennan Ferreira Dantas (Orientador), Luiz Alberto do Carmo Viana (Coorientador), Pablo Luiz Braga Soares (UFC-Russas), Mardson Ferreira da Silva (UFC-Fortaleza), Prof. Jefferson Lourenço Gurguri (IFCE-Maracanaú)
Resumo
O presente trabalho apresenta dois algoritmos Branch and Bound para o Problema da Biclique Induzida Balanceada Máxima.
Ambos os algoritmos combinam de forma efetiva técnicas já empregadas com sucesso na literatura para resolver o problema.
O primeiro algoritmo combina as técnicas de Partições em Cliques e Bonecas Russas.
A estratégia do algoritmo é utilizar Partições em Cliques para podar os subproblemas gerados por cada boneca.
O segundo algoritmo combina a técnica de Bonecas Russas com um procedimento de Upper Bound Propagation (UBP).
Este algoritmo foi desenvolvido especificamente para a classe de grafos bipartidos,visto que Partições em Cliques é ineficaz para esta classe.
Por fim, testes computacionais foram realizados comparando os dois algoritmos propostos com os algoritmos base, utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura. O primeiro algoritmo supera o algoritmo base na grande maioria das instâncias, tanto no número de subproblemas quanto no tempo computacional demandado.
O segundo algoritmo supera o algoritmo base em algumas instâncias de grafos bipartidos.
Discente: Luiza Ananda
TCC: I
Data: 28/07/2019
Horário: 15h
Local: Sala de videoconferência
Banca:
Prof. Me. Ítalo Mendes da Silva Ribeiro (Orientador) – UFC – Crateús, Prof. Me. Leonara Braz (Coorientadora) – UFC – Quixadá, Prof. Me. Allysson Allex de Paula Araújo – UFC – Crateús e Prof. Dr. Andréia Libório Sampaio – UFC – Quixadá
Resumo
A sociedade está em constante evolução e, ao passo que a evolução ocorre, a tecnologia a acompanha e torna-se mais presente no cotidiano das pessoas a cada ano. Com a evolução da cultura da sociedade e da tecnologia, o desenvolvimento de produtos de software têm se caracterizado, cada vez mais, por sistemas interativos. Em consequência dessa caracterização, mudou-se a perspectiva de quem é o usuário, passando pelos cientistas, pelos próprios desenvolvedores e, por fim, pelas pessoas comuns que são os usuários finais que temos hoje. Assim, surge o conceito de Usabilidade que garante que os produtos desenvolvidos sejam adequados para suprir as necessidades do usuário de forma eficaz e eficiente. Posteriormente, com o usuário tornando-se o centro da interação entre homem e máquina, viu-se a necessidade de levar em consideração os aspectos subjetivos que afetam os sentimentos e emoções do usuário ao interagir com um sistema, para isso deu-se o nome de User Experience – UX (Experiência do Usuário). A Experiência do Usuário é muito importante, visto que o sucesso – ou falha – de um produto depende do que resulta da experiência entre o usuário e o produto. Dito isso, é desejável que se avalie a UX de um produto, seja durante seu desenvolvimento, seja após sua implantação no ambiente do usuário. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação da UX do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e apresentar recomendações de melhorias para o mesmo, afim de beneficiar seus usuários proporcionando uma experiência positiva durante a interação.
Discente: Wermeson Rocha
TCC: I
Data: 02/07/2019
Horário: 13h
Local: Sala 02
Banca:
Francisco Anderson de Almada Gomes (orientador), Filipe Fernandes dos Santos Brasil de Matos, Felipe Mota Barreto e Adriano Lima Cândido (suplente)
Resumo
A evolução da internet, dos dispositivos e das aplicações móveis trouxeram novas necessidades para as pessoas, como a de estar sempre conectado seja com o intuito de se comunicar, de se manter informado ou entretenimento pessoal com a utilização de aplicativos (e.g. jogos).
Porém, mesmo com todos os avanços, os dispositivos móveis continuam limitados em recursos e as aplicações modernas demandam cada
vez mais dos mesmos para oferecer melhores experiências ao usuário. Buscando amenizar este problema, a Mobile Cloud Computing se utiliza da Computação em Nuvem para “expandir” os recursos dos dispositivos móveis, realizando o descarregamento (do inglês, offloading) de dados e/ou processamento para um ambiente remoto. Entretanto este processo traz problemas de segurança, pois os
dados migrados trafegam pela rede sem qualquer tipo de proteção.
Visando contornar este problema existem soluções utilizando técnicas de criptografia para garantir a segurança dos dados, porém um estudo sobre os impactos trazidos por esta abordagem ainda é inexistente. Dito isto, este trabalho visa conduzir um estudo
analítico sobre os impactos causados em questões de desempenho pela utilização da criptografia na operação de descarregamento, utilizando métricas como consumo energético e tempo de processamento.
Discente: Bruno Teixeira de Souza
TCC: II
Data: 02/07/2019
Horário: 14h
Local: Sala de videoconferência
Banca:
Prof. Ma. Lisieux Marie Marinho dos Santos Andrade (orientadora), Prof. Me. Luiz Alberto do Carmo Viana (coorientador), Prof. Me. Jefferson Lourenço Gurguri – IFCE e Prof. Dr. Renê Pereira Gusmão – UFSE
Resumo
O problema de Alocação de Salas possui natureza combinatória, devido às relações entre elementos como salas, professores, recursos físicos, entre outros. Desta forma, surge da necessidade de sanar conflitos no mundo real, visto que nos ambientes acadêmicos a explosão combinatória dos elementos é elevada e a execução desta atividade de forma manual é inviável. Sendo assim, o presente trabalho apresenta um modelo computacional, um gerador de instâncias e uso da estratégia meta-heurística Busca Tabu aplicada ao Problema de Alocação de Salas no contexto da Universidade Federal do Ceará, Campus Crateús. Experimentos com 748 casos de testes, distribuídos em 4 cenários, revelam resultados promissores constatando eficiência da metodologia adotada.
Discente: Paulo Henrique Sousa de Araújo
TCC: I
Data: 10/07/2019
Horário: 15h
Local: Sala de videoconferência
Banca:
Prof. Ma. Lisieux Marie Marinho dos Santos Andrade (orientadora), Prof. Me. Luiz Alberto do Carmo Viana (coorientador), Prof. Dr. Lucidio Dos Anjos Formiga Cabral – UFPB e Prof. Dr. Manoel Bezerra Campêlo Neto – UFC
Resumo
As telecomunicações são intrínsecas ao cotidiano da maioria das pessoas, sua importância e complexidade geram custos que empresas fornecedoras desse tipo serviço visam sempre minimizar. Uma maneira de reduzir estes custos é definindo melhor a organização das conexões que constituem a rede pela qual os dados do serviço vão passar. O Problema do Ciclo Mediano sem Restrições de Capacidade (PCMRC) transforma em um problema computacional a necessidade de otimizar a implantação de uma topologia anel-estrela em uma rede. Para alcançar o propósito desta otimização, é necessário minimizar os custos para construir sua estrutura central (ciclo) e para atribuir externamente os demais elementos que não a compõem. Desta forma, o presente trabalho propõe uma abordagem híbrida aplicada ao PCMRC, um algoritmo exato-heurístico composto pelos procedimentos Branch-and-Bound (B&B), Greedy Randomized Adaptative Search Procedure (GRASP) e Iterated Local Search (ILS). O objetivo é encontrar uma região de soluções promissoras, usando o B&B de forma parcial, para a realização de uma busca suave pela heurística, que é uma composição entre os procedimentos citados, chamada de GRASP-ILS. Experimentos, executados em 360 casos de testes, apresentaram resultados relevantes para esta nova abordagem, sobretudo quando comparados aos resultados exatos produzidos pelo B&B.
Discente: Natã Santana de Morais
TCC: I
Data: 03/07/2019
Horário: 18h
Local: Sala 01
Banca:
Prof. Msc. Filipe Fernandes dos Santos Brasil de Matos (orientador), Prof. Msc. Francisco Anderson de Almada Gomes e Profa. Msc. Lisieux Marie Marinho dos Santos Andrade
Resumo
A Computação em Nuvem é um novo modelo computacional que revolucionou a área de Tecnologia da Informação (TI). Tal paradigma possibilita a oferta e o consumo sob demanda de recursos computacionais, comumente presentes em grandes infraestruturas físicas conhecidas como data centers, através da Internet e sob o formato de serviços. O sucesso desse modelo ocasionou um aumento significativo na quantidade de data centers a nível mundial, o que fez o nível do consumo de energia de tais infraestruturas chegarem a um nível preocupante. Desde então, pesquisadores tem buscado formas de mitigar este problema. Há diversas maneiras de minimizar o consumo de energia de um data center, uma delas é através de uma distribuição inteligente de Máquinas Virtuais entre os servidores que compõe o data center. Tal distribuição compreende o uso de Políticas de Alocação na escolha do melhor servidor para receber uma Máquina Virtual e de um Política de Seleção na escolha de uma Máquina Virtual para alocação ou migração. Este trabalho, apresenta uma nova Política de Seleção de Máquinas Virtuais, denominada AHPSelection, que mapeia o processo de escolha de uma Máquina Virtual para migração como um problema de tomada de decisão e utiliza a técnica Analytic Hierarchy Process ou AHP como ferramenta para auxiliar neste procedimento
Discente: Davi Barros Aragão
TCC: I
Data: 03/07/2019
Horário: 15h
Local: Sala 02
Banca:
Prof. Ms. Ítalo Mendes da Silva Ribeiro(orientador), Prof. Ms. Arnaldo Barreto Vila Nova e Ms. Livio Antonio Melo Freire
Resumo
Mais de 213 mil quilômetros de rodovias foram construídas no Brasil até 2018
as entidades responsáveis pela manutenção dessas estradas ainda dependem de denúncias verbais, vídeos e fotos para determinar a situação de uma estrada. Trabalhos anteriores se propuseram a fazer análise e categorização de danos rodoviários a partir de imagens de smartphone atrelados a automóveis, alcançando resultados com precisão de até 75%, porém, com limitações de velocidade e usabilidade, limitando a velocidade do automóvel a no máximo 40km/h e gerando relatórios insatisfatórios. O presente trabalho se propõe a estabelecer uma aplicação capaz de produzir um relatório detalhado dos danos de um trecho rodoviário, que possa ser utilizado pelas entidades responsáveis pela manutenção, usando como base a arquitetura YOLO para fazer detecção e classificação dos danos nas estradas sem a necessidade de que o usuário possua qualquer expertise na área. A arquitetura utilizada é chamada de YOLO-Lite, que mostrou resultados satisfatórios em tempo de inferência de objetos.
Discente: Ariádna Maria Carreiro de Miranda
TCC: I
Data: 27/06/2019
Horário: 14h
Local: Sala de Videoconferência
Banca:
Prof. Me. Allysson Allex de Paula Araújo (orientador), Profa. Me. Luma Louise Sousa Lopes – UECE e Profa. Me. Lisieux Marie Marinho dos Santos Andrade – UFC Crateús
Resumo
O processo de desenvolvimento de um software envolve tanto desafios técnicos, quanto sociais. Neste sentido, para que o trabalho de um time de desenvolvimento de software ocorra da melhor forma possível, é importante compreender os aspectos cooperativos que envolvem o processo de desenvolvimento. Assim, justifica-se a relevância em investigar o que de fato ocorre no dia a dia de uma equipe de desenvolvimento, em relação às práticas de cooperação na Engenharia de Software. Desenvolvedores devem coordenar suas atividades individuais com as atividades que os membros de sua equipe realizam. Assim, quando todos os membros concordam com as convenções estabelecidas, as atividades de cooperação tendem a ocorrer sem maiores problemas. Diante de tais motivações, o presente trabalho objetiva empregar o método exploratório para compreender, através de um estudo de caso, as práticas de cooperação exercidas por alunos no contexto de um ambiente de estágio em desenvolvimento de software na Universidade Federal do Ceará (Campus de Crateús). Em relação as contribuições, espera-se i) aprimorar a compreensão sobre práticas de cooperação no processo de desenvolvimento de software, ii) prover um contraste a percepção do que os discentes falam com o que realmente fazem na condução das suas práticas, iii) estabelecer um diagnóstico das perspectivas de melhorias em relação ao processo adotado e iv) demonstrar ao valor das habilidades sociais e cooperativas no processo de desenvolvimento de software.
Discente: Saori Pereira da Costa
TCC: II
Data: 03/07/2019
Horário: 13:30h
Local: Sala de Videoconferência
Banca:
Prof. Me. Allysson Allex de Paula Araújo (orientador), Prof. Me. André Meireles de Andrade (UFC) e Prof. Me. Nécio de Lima Veras (IFCE)
Resumo
A Engenharia de Software surgiu devido a necessidade de construir sistemas de software com alta qualidade e com mínimo de recursos. Dessa forma, identifica-se a Qualidade de Software como uma importante área da Engenharia de Software por, justamente, preocupar-se em assegurar que produtos e processos de software tenham qualidade. Para compreender melhor se um processo ou produto de software é de qualidade ou não, é necessário avaliá-lo. Uma prática recorrente para tal processo é a medição de software, a qual está intrinsecamente relacionada ao conceito de métricas de software. Entretanto, a definição de quais métricas devem ser avaliadas em um projeto de software demonstra-se uma atividade complexa, necessitando, assim, de métodos de apoio a decisão. Dentre os métodos comumente adotados em projetos de software, pode-se destacar o Goal-Question-Metric (GQM). O GQM tem como objetivo alinhar a definição de métricas aos objetivos da organização. Todavia, sabe-se que a compreensão e execução dos processos que envolvem medição de software está naturalmente ligado ao nível de capacitação do profissional que a realiza. Nesse sentido, existem diversos desafios no ensino de qualidade de software o que torna necessário investigar diferentes abordagens que promovam aos alunos alinhar a teoria e prática e, consequentemente, os tornem profissionais mais preparados para o prosseguimento de suas carreiras. Diante de tais motivações, o presente trabalho objetiva propor um framework baseado no método pesquisa-ação e no GQM, denominado GQM+PA. Quanto a avaliação empírica do GQM+PA, investigou-se múltiplos casos de estudo no Núcleo de Práticas de Desenvolvimento de Sistemas (NPDS), estabelecido na Universidade Federal do Ceará (Campus de Crateús). Em relação às contribuições atingidas por este trabalho, destaca-se i) prover aos alunos uma compreensão integrada e atraente do processo de medição de software, ii) viabilizar empiricamente aos discentes uma reflexão sobre a relevância quanto a constante acompanhamento de métricas de software e iii) a viabilização do conhecimento gerado através da implantação do GQM+PA ser utilizado como ativo organizacional para projetos futuros.
Discente: Alan Rodrigues Chaves
TCC: I
Data: 04/07/2019
Horário: 13:30h
Local: Sala de Videoconferência
Banca:
Prof. Me. Allysson Allex de Paula Araújo (orientador), Prof. PhD. Matheus Henrique Esteves Paixão (UECE), Prof. Me. Francisco Anderson de Almada Gomes (UFC) e Prof. Me. Livio Antonio Melo Freire (UFC)
Resumo
Constata-se atualmente uma crescente utilização e desenvolvimento de novas Criptomoedas que auxiliam milhares de pessoas a realizarem transações monetárias ao redor de todo o mundo.Tal tecnologia é implementada em cima de um Blockchain, que armazena os registros dessas transações em Distributed Ledgers, uma espécie de livro-razão distribuído e descentralizado, que pode ser verificado, auditado e está sempre disponível. Considerados como uma evolução do usode Blockchain, surgem os Contratos Inteligentes (em inglês,Smart Contracts), os quais podem ser compreendidos como contratos similares aos existentes onde o objetivo é firmar acordos entre partes interessadas para a realização de uma determinada atividade. Contudo, Contratos Inteligentes se diferem por serem programáveis em uma rede Blockchain e, consequentemente,são capazes de serem autoexecutáveis. Tais contratos são entidades teoricamente imutáveis, ou seja, uma vez executado em um Blockchain, seu código fonte não poderá mais ser modificado.Diante de tal motivo, grande parte dos Contratos Inteligentes são desenvolvidos e evoluídos em repositórios abertos de software como, por exemplo, Github, e somente depois de prontos,são publicados em plataformas Blockchain, vide a plataforma Ethereum cujo código fonte é armazenado no repositório Etherscan. Assim, hipotetiza-se a possibilidade de existir uma incongruência de versões de contratos em ambos repositórios (Github e Etherscan). O impacto dessa hipótese consiste no fato de, eventualmente, o Etherscan pode conter diferentes versões de um mesmo projeto, conflitando assim, com a propriedade de imutabilidade do Blockchain.Dessa forma, o presente trabalho tem como ojetivo analisar esse fenômeno por meio de um experimento computacional baseado em Mineração de Repositório de Software em projetos disponíveis no Github e Etherscan.
Discente: MARCELA VERÍCIMO DO NASCIMENTO
TCC: I
Data: 01/07/2019
Horário: 09:30h
Local: Sala 4 (Bloco Administrativo)
Banca:
Prof. Dr. Alan Michell Barros Alexandre (orientador), Prof. PhD. Matheus Henrique Esteves Paixão (UECE), Dr. Fernando José Araújo da Silva, UFC-DEHA e Ma. Janine Brandão de Farias Mesquita, UFC Crateús
Resumo
As condições climatológicas e litológicas do Semiárido são responsáveis pela intermitência dos corpos hídricos superficiais, para garantir o abastecimento é necessário o armazenamento da água. A salinização causa a deterioração da qualidade da água nos reservatórios e prejudica diversos usos, dentre eles destaca-se a agricultura. A dinâmica dos sais é influenciada por diversos fatores, para compreender buscou-se associar as ferramentas da hidroquímica e os índices de qualidade da agricultura para compreender os processos responsáveis pelas alterações. Este estudo objetivou determinar os processos determinantes da salinização do reservatório Banabuiú e os efeitos na qualidade da água para agricultura na estiagem prolongada ao utilizar correlações lineares, dados de precipitação, dados do reservatório, razões iônicas, índices cloro-alcalinos, diagrama de Gibbs, Índice de saturação Langelier, Carbonato de Sódio Residual, Razão de Adsorção de Sódio e diagramas USSL e Piper. Durante a estiagem houve o predomínio das hierarquias catiônicas e aniônicas, Na+ > Mg2+ > Ca2+ > K+ e HCO3- > SO42- > CO32-. O intemperismo determina a composição dos íons, os fatores climáticos determinam a concentração dos íons, as razões indicaram uma possível influência secundária de outros processo. As águas do reservatório não possuem risco de sodificação, apresentaram corrosividade e houve períodos que alcançou o risco médio de salinização.
Palavras-chave: Qualidade de água, Trópico semiárido, Salinização de reservatórios.
Discente: Ícaro de Sena Mourão
TCC: I
Data: 04/07/2019
Horário: 10:00h
Local: Sala de Videoconferência
Banca:
Prof. Ms. Lívio Antônio Melo Freire (orientador),Ms. Marciel Barros Pereira (Coorientador), Ms. André Meireles de Andrade e Ms. José Wellington Franco da Silva.
Resumo
A previsão do tempo é ferramenta essencial no desenvolvimento econômico do país. A capacidade de predizer condições climáticas é fundamental para a tomada de decisão em diferentes áreas, como agricultura, pecuária, construção civil, transporte marítimo, aeronáutica e turismo, além de permitir compreender impactos da ação do homem na natureza. O avanço tecnológico, com o desenvolvimento de sensores, recursos computacionais e abordagens para compreender variáveis climáticas, vem aumentando a confiabilidade sobre predições de modelos meteorológicos. De modo geral, para construir esses modelos, precisa-se de séries temporais climáticas, que são dados coletados sobre uma ou várias variáveis ao longo do tempo. A partir das séries temporais, os parâmetros do modelo são estimados, para produzir predições sobre as variáveis com base em dados históricos. Modelos de Aprendizagem Profunda (AP) permitem a extração automática de características diretamente sobre dados, permitindo a construção de funções capazes de modelar padrões complexos. Diante disso, neste trabalho, propõe-se a aplicação de modelos de AP para construir preditores sobre dados climáticos obtidos por meio de Sensores de Baixo Custo (SBC). Esses sensores, além de financeiramente acessíveis, são flexíveis e simples de manter. Para validar os resultados, os modelos serão submetidos a dados reais, cujas métricas serão utilizadas para validar a modelagem e a solução econômica com SBC.
Discente: Ícaro de Sena Mourão
TCC: II
Data: 05/07/2019
Horário: 10:00h
Local: Sala de Videoconferência
Banca:
Prof. Ms. André Meireles de Andrade (orientador), Prof. Ms Allysson Allex de Paula Araújo e Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Vilar de Miranda – UFPB
Resumo
O crescimento da necessidade de profissionais bem instruídos em desenvolvimento de é notório no mercado da Tecnologia da Informação na atualidade. Assim, é indispensável que as Instituições de Ensino Superior que dispõem de cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação forneçam uma formação que instrua corretamente seus graduandos por meio de uma experiência mais próxima do mercado de trabalho. Muitas das Instituições utilizam de ambientes que simulam empresas da indústria de como forma de preparar os alunos com as mais avançadas metodologias de desenvolvimento de sistemas. As metodologias ágeis estão em grande foco na atualidade e tem como objetivo principal a entrega rápida de software funcionando e maior adaptação à mudanças. Porém, não é fácil a aplicação de tais metodologias nas organizações e principalmente em ambientes de simulação criados dentro das Instituições de Ensino Superior, pois seus alunos ainda não dispõe de uma maturidade avançada. Assim, faz-se necessário que um processo ágil seja definido, executado e avaliado para que o nível de maturidade ágil do ambiente seja satisfatório para o mercado. Este trabalho apresenta um estudo de caso para definição, aplicação, execução e medição de um processo ágil em um ambiente de simulação de mercado de software em uma Instituição de Ensino Superior para qualificar de maneira mais enfática o aluno de graduação em cursos de Tecnologia da Informação.