Última Atualização: 17/06/2020 17:55

Discentes e recém-egressas dos cursos de Sistemas de Informação (SI) e Ciência da Computação (CC) tiveram três artigos aprovados no XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020).

O CSBC é um evento científico, acadêmico e profissional realizado anualmente, desde 1980, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a finalidade de integrar a comunidade de Computação do Brasil, promovendo a  troca de experiências entre as diversas áreas da Computação. Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para debate de temas emergentes na área, exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos, entre outros.

Ariádna Miranda (recém-egressa do curso de SI) teve o trabalho intitulado “O Organizar de Práticas Cooperativas no Contexto de um ambiente de Estágio em Desenvolvimento de Software” aprovado no 5º Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES). Já a aluna Saori Costa, egressa do curso de SI, teve o artigo “GQM+PA: Um Framework baseado em Goal-Question-Metric e Pesquisa-Ação para Ensino de Medição de Software” aprovado 28º Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Tais pesquisas foram orientadas pelo prof. Allysson Araújo, coordenador do Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID) e professor dos cursos de SI e CC. Segundo o prof. Allysson, “este resultado é uma valiosa conquista para o GESID e reflete o esforço coletivo e consistente que os servidores e discentes do Campus de Crateús vêm realizando para prover uma formação de excelência aos alunos”.

O trabalho “Ações Iniciais do Projeto de Extensão Garotas Tech dos Sertões de Crateús para Captação e Retenção de Meninas aos Cursos de TI da UFC-Crateús”, de autoria de Lisieux Marie M. dos S. Andrade, Simone de Oliveira Santos, Maria Roberia Rodrigues Gomes, Agatha B. A. M. Rodrigues, Ariádna Miranda, Lucas L.S. Torres e Claudia Sousa Barbosa, foi aprovado no XV Woman in Technology (WIT) e é fruto das atividades realizadas no primeiro ano do projeto. Relata as experiências de caráter motivacional e informativa, realizadas na UFC-Crateús, visando melhorar a retenção das alunas de TI do Campus, bem como analisa preliminarmente o perfil de 291 estudantes do ensino médio da região. Atualmente, o projeto conta com a participação de alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFC-Crateús, sob a coordenação das docentes Lisieux e Simone. Para a Prof. Lisieux, “este trabalho reflete as atividades exitosas realizadas no projeto, o qual transpõe os muros da universidade, assiste as necessidades da comunidade local, e estimula as habilidades sociais e técnicas dos nossos alunos”.