Joomla!

PROFESSORES DA UFC PARTICIPAM DE FEIRA DE CIÊNCIAS EM CRATEÚS

Os professores Lívio Freire e Amanda Pires, Coordenador e Vice-Coordenadora do Curso de Ciência da Computação, respectivamente, participaram da VII Feira Regional de Ciências em Crateús, na E.E.F.M.

Manoel Mano, promovida pelo Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 13. O evento é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais, no âmbito das escolas públicas estaduais do Ceará. 

 O convite foi realizado pela própria coordenadoria aos professores, com o objetivo de atuarem como avaliadores de trabalhos na categoria “Robótica Educacional”. Participaram da disputa as escolas públicas dos municípios sob a supervisão do CREDE-13. No total, cinco trabalhos foram submetidos à avaliação dos docentes, que analisaram os experimentos de acordo com os seguintes critérios: “Criatividade e inovação; conhecimento científico do problema abordado; metodologia científica; clareza e objetividade; caderno de campo (trabalho escrito que explica e ilustra os esquemas, equipamentos e fotos relacionados à pesquisa)”. 

O trabalho vencedor foi “Acessibilidade e mobilidade: melhorando a qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência motora com uma robótica inclusiva”, desenvolvida pelos estudantes Davi Andrade e João Fábio, sob a orientação do Prof. Iran Júnior (Física), da E.E.M Adauto Bezerra, no município de Monsenhor Tabosa. De acordo com os pesquisadores, o interesse surgiu após a constatação de que apenas 4,7% das vias urbanas brasileiras tem rampas para cadeirantes.  A professora Amanda Pires elogiou a metodologia científica e o interesse social do trabalho e destacou a escassez de pesquisas relacionadas ao tema. 

Os vencedores da feira regional competirão com os vencedores das outras regiões do Estado. Em seguida, os vencedores estaduais seguirão para disputa a nível nacional.

Compatilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter