Joomla!

Professores e estudantes avaliam cursos de graduação de 14 a 18 de dezembro

A Universidade Federal do Ceará promove, de 14 a 18 de dezembro, mais um processo de autoavaliação da Instituição, momento em que professores e estudantes poderão opinar sobre a qualidade dos cursos da UFC. Essa etapa é referente ao período de 2015.2.
 
Posteriormente, a Universidade vai abrir uma segunda etapa de avaliação, ainda relativa ao segundo semestre deste ano, de 4 a 15 de janeiro de 2016. Com o mesmo lema adotado na avaliação no período 2015.1, "Dizer o que pensa gera possibilidades", a UFC quer estimular a comunidade acadêmica a refletir sobre o trabalho na Universidade.
 
Por enquanto, o processo só abrange os cursos de graduação. A expectativa é que a pós-graduação seja incluída na avaliação a partir de 2016. Apenas estudantes matriculados em cursos presenciais estarão aptos a participar. Quanto aos professores, para as progressões nas classes A, B e C e promoção às classes B e C serão utilizadas as Avaliações de Desempenho Docente (ADD).
 
Os alunos podem opinar sobre aspectos como atuação dos professores e da coordenação, infraestrutura dos cursos e condições de funcionamento, respondendo formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA – https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf) de 14 a 18 de dezembro ou de 4 a 15 de janeiro. Os professores farão autoavaliação e vão analisar as turmas discentes que ministraram.
 
Na última avaliação, feita no primeiro semestre de 2015, 15.854 estudantes e 1.052 professores da UFC colaboraram com a avaliação, aproximadamente 70% do público apto a participar do processo.
 
COMO FAZER – A plataforma a ser utilizada poderá ser acessada no menu Ensino do SIGAA e contém as mesmas perguntas apresentadas na fase de testes do sistema, em novembro de 2014. O processo é totalmente anônimo. Veja o passo a passo acessando álbuns na página oficial da UFC no Facebook:https://goo.gl/ll8xfp
 
ENTENDA O PROCESSO – A autoavaliação institucional é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), presidida pelo Prof. Hermógenes David de Oliveira, e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) de cada unidade acadêmica. O processo segue diretrizes e o roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
 
Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios que auxiliarão no aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que terão metas de curto, médio e longo prazo para implementar as propostas.
 
Leia mais: Segunda remessa de relatórios da Avaliação Institucional 2015.1 foi divulgada na quarta-feira (10):http://goo.gl/cbyDpI
 
Fonte:  Prof. Hermógenes David de Oliveira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail:

Compatilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter